CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE IPOJUCA
TEMA : “XADREZ PARA TODOS”
ELABORAÇÃO :
PROFESSORES: TÂNIA MARQUES DE ANDRADE / EDUC. FÍSICA
ROBERTO VITOR MELO FERREIRA / MATEMÁTICA
DEMOSTENES SOARES PESSOA / MATEMÁTICA
1 JUSTIFICATIVA
1.1 DIVERSOS PAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO UTILIZAM A PRÁTICA DO XADREZ COMO INSTRUMENTO DE CUNHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO DO SER HUMANO INTEGRAL . VOCE RESSALTAR , QUE NO BRASIL ESSA PRÁTICA SE RESTRINGE A ALGUNS ESTADOS DA REGIÃO SUL , SUDESTE E AO ESTADO DE PERNABUCO QUE VEM REALIZANDO , HÁ ALGUNS ANOS , O PROJETO XADREZ NAS ESCOLAS COM ÊXITO , É NOTÓRIA , A CRESCENTE DEMANDA DE ALUNOS A PROCURA DESSA PRÁTICA NAS ESCOLAS E PARTICIPAÇÃO EM JOGOS ESCOLRARES .NESTE SENTIDO , A PRÁTICA DO XADREZ TORNA-SE ANCIOL NA FORMAÇÃO DO COGNITIVO , DESENVOLVENDO MENTAL DO JOVEM ALÉM , DE CONTRIBUIR PARA A RELAÇÃO INTERPERSSOAL , A INTERSECÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL.
O CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE IPOJUCA-CEEI VEM DESENVOLVENDO ATIVIDADES TÉORICO/PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ DENTRO DE UM PROCESSO DE CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO.
2 OBJETIVO GERAL
2.1 ENVOLVER OS ALUNOS QUE FAZEM O CEEI NO PROCESSO DE CRESCIMENTO PESSOAL E COLETIVO .
2.2 ESTIMULAR O TRABALHO EM GRUPO DE MANEIRA CRÍTICA , RESPONSAVEL E CONSTRUTIVA.
3 OBJETIVO ESPECíFICO.
3.1 COMPREENSÃO DOS ASPECTROS HISTÓRICO-SOCIAL DO XADREZ;
3.2 Reconhecimento e apropriação dos princípios básicos do jogo de xadrez;
3.3 Vivência de aulas teórico-prática individual e coletiva
3.4 Desenvolvimento da capacidade intelectual, através de atividades teórico-práticas e estratégias de jogo de xadrez;
3.5 Vivência do fogo de xadrez dentro da escola (jogos interclasses), e fora do contexto escolar;
4 Recursos materiais
4.1 20 jogos de xadrez em plásticos com 20 tabuleiros em tecido;
4.2 Livros com o título “meu primeiro livro de xadrez”.
4.3 Painel representativo do tabuleiro de xadrez com respectivos preços do jogo.
4.4 20 mesas de alvenaria para compor o espaço de jogo, aula e treinamento.
4.5 Espaço coberto e cimentado.
5 Alunos Envolvidos
5.1 Inicialmente 40 alunos
5.2 Horário da tarde, mas quartas-feiras à partir das 13:30
6 Atividades desenvolvidas
6.1 As atividades tiveram início em julho de 2006 no turno da tarde das quartas-feiras até a data presente.